Lançamentos Bienal do Rio 2015

Lançamentos Bienal do Rio 2015

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Falando sobre literatura

Olá Galera!

Essa semana eu fiz uma pesquisa na página do blog lá no Facebook sobre o gênero de leitura de cada um.
Foram 70 participantes da pesquisa e os gêneros em pauta foram:









  • Fantasia / Ficção              - 45 votos
  • Romance Psicológico       - 11 votos
  • Romance Novel               - 10 votos
  • Chick-Lit                            - 01 voto
  • Terror                                 - 01 voto
  • Comédia                             - 01 voto
  • Guerra                                - 01 voto
  • Auto ajuda                          - 00 voto


O mais votado foi Fantasia e ficção. Desse resultado surge a pergunta: Por que?
Lá fora a fantasia reina soberana junto com os romances, já aqui no Brasil as editoras sempre viram a fantasia com olhos relutantes. E em meio aos trancos e barrancos, tanto do lado das editoras, quanto do lado dos leitores essa aceitação parece finalmente estar dando certo.
Foram anos de batalha, e se hoje temos uma literatura fantástica no nível que podemos ver, devemos isso aos autores que enfrentaram a vida como ela era, sem medo, ou talvez até com medo, mas com confiança.
A fantasia certamente é um dos gêneros mais procurados pelos leitores pelo fato de ser algo nunca experimentado. Nossa sentimos falta do impossível em nossas vidas. Queremos voar, fazer magia, sentimos sede de grandes aventuras, e o fantástico nos permite isso.


Hoje vemos literatura fantástica em muitas editoras nacionais,  e isso é um verdadeiro salto para o futuro da literatura nacional. Na verdade não importa o gênero que cada um gosta. O que realmente importa é a apresentação de uma boa obra, um livro que tenha suas técnicas bem empregadas, com texto coeso e incitante.





***
De nada adianta uma boa história se ela não tiver uma revisão bem feita. De nada adianta uma história extraordinária se seus personagens forem fracos. Hoje um bom autor é aquele que consegue dosar na medida certa tudo isso. E não importa que gênero você escreve, se seu texto for bom, ele será publicado, seja por essa ou aquela editora.

 ***


O que não vale é escrever de qualquer jeito, agregando assim, maus valores a nossa literatura como pudemos ver em vários lançamentos desse ano e do ano passado. Muitos livros foram lançados sem uma boa revisão. Se você é autor, não se deixe levar pelas propostas das editoras. Fiquem no pé, pois é o seu nome que você está levando a diante.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares